Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Histórias

Nessas contínuas viagens que fiz quando trabalhei para a Puma e Le Coq Sportif ( Adidas França) aonteceram  fatos e histórias intressantes;Já tina visto artistas famosas de cinema de perto maas não tinha falado com nenhuma até conhecer junto com Ney Bianchia Raquel Welsh que viajava juto a seu namorado o brasileiro Pilla. A  Manchete tentava tirrar fotos dos dois mas a resposta foi que dentro de dois días láem Los Angeles dariam uma festa na casa da Raquel. E falamos muito. Muito simpática e bonita.
A segunda que conhecí foi a Ginger Rogers no restaurante Fechoria, então na Avenida Córdoba eque era o  retaurante de mais prestigio de Buenos Aires, liderado pelo seu dono Pepe Fechoria uma das pessoas mais generosas que conhecí na minha vida. Estou sentada à mesa que guardava para mim todas as noites que estava em Buenos Iares quando recebo um aceno da amiga Graciela que frequentava a piscina do Hotel Sheratom e durante anos fizemos grande amizade. Fui até a sua mesa e me apfesentou nada menos que a Ginger, uma das estrela que mais admirei na vida poissou e fui um amante de seus files e dos musicais da Broadway aos que asssiti muitas vezes. Foi um papo de mais de uma hora e eu fiquei absorto com a memória da idosa dama, seu plavreado elegante. Já estava com 80 anos.
A terceira foi em Nova Iorque. Era Dezembro de 1980 por aí, quando cheguei ao hotel Regency, um dos melhores de Nova Iorque e ao chegar ao hotel cheio de presentes de ntal para meus filhos, estava tão carregado que mal conseguia abrir a porta. Nevava. quandouma dama surgiu ao mu lado e me disse, senhor, deixe que le abra a porta.A dama empurrou a porta me ajudou com os pacotes de brinquedos muito gentilmente e ao entrar no hotel e até a recepção falamos alguns minutos. Aquelas coissa de onde você é, como se chzmz, etc..Era Ingrid Bergam que estava acompahada do ator Tony Perkins igualmente prestativo e falante.Artistas e compisitores conhecí muitos. Conhecí o Chico Buarque na casa de Vinicius que era caso na época com a Cristina Gurjão minnha amiga. Falamos do Fluminense e de jogo de botão. Fui até casa e em poucos minutos lhe ensinei minhas equipes.livros de campeonatos, artilheiros.E me disse vocês são profissionais. Conhecí e jantei com a Gal Costa também em Fechoria. Pepe o dono avisou-me, falou com a Gal que me convidou a sentar com ela. Simpática.
Conhecí igualmente em Fechoría a Mercedes Sosa que jantou a meu lado em mesa que sentavam o cantor Ruben Juárez e o compositor Horacio Ferrer(autor de letras de tangos de Astor Piazzola, como Balada para um louco.Amelita Baltar ex mulher de Piazzola que chegeui a namorar.
Muita gente mais  quw conhecpi com meu grande amigo el Dr. Verna ( El Chino) que era amigo de atrizes e íamos muito ao Caño 14 ou ao Viejo Almacén. Travei conhcimeto com Virginia Luque , Rosta Quintana,grande amigo, o maestro Troilo, Edmundo Rivero, Roberto Goyeneche e tantos outros nas minhas longas noites de Buenos Aires também junto com Pipo Rossi, Di Stéfano y Sivorí ou Menotti.
Nem sempre as viagens são para ver partidos de futebol e treinamentos o papo com jogadores e treinadores. Destes fui muito amigo de Pepe Minella, conhecí o Stábile e Renato Cesarini e especialmente ao Menotti e Bilardo que trabalhram junto comigo na Puma.Para enfim falar do Bob Hope. Brasil acabava de jogar uma partida pelo torneio da Independência americana em 1976 e daí fomo a Gudalara e Cidade do México. No avião ao meu lado sentava Bob Hope. Eu o reconhecí, mas receosos, nada perguntei. Passados algus minutos e ao obervar que muitos colegas vinham da classe económica a buscar champagne me disse o Sr. deve ser muito conhecido. Não como o Sr. Mas então o Sr. me reconheceu? Sim claro. Falamos muito durante a vigaem qu foi agradável.
Outro ato foi o Anthony Quinn que tomava café no Hotel Camino Real todos os días ( em 1983) e limpava os seus sapatos onde estavam sempre aguardadndo os limpadores pelos seus clinetes. Falei pouco, porque que mais falou foi mei irmão Ernesto (Enni). Aliás quando fui receber meu irmão que vinha de Tenerife via Alemanha. Para receber meu irmão fomo meu amigo de sempre Lucho Gatica que levou ao Cantnflasque era dono do retaurante onde íamos todas as noites. Meu irmão ao ver as duas ilustres figuras, desmaió. Durante sua estadia na Cidade do Méxic não saía do retaurante de Cantinflas e ficou seu amigo.
HansHenningsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário