Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PELÉ

Asssito sempre ue posso ao programa BEM AMIGOS de Galão Bueno e seus prestigiosos colaboradores entre eles o excelente Arnaldo César Coelho,Alberto Helena e outros. Ví ontem o programa e estranhei o fato de os dois mais veterano tivessem esquecido da expulsão de um árbitro.
Trta-se do colombiano Guillermo Velásquez. Conhecí o Velásquez em Munique durante os jogos Olí´picos de 1972. Como eu ía cedo para abriri a loja da Puma, entrei no etrô na parada da MozartPlatz e me deparei com um senhor cantando boleros em alta voz. Tinha pouca gente no vagão.Me apresentei e falamos sobre música e futebol já que ele me disse que era árbitro e colombiano. Nessa Olímpiada aconteceram várias coisas importantes e outro día escreverei sobre isto.
Um ano mais tarde uí com o Santos de Pelé a Bogoita , pois depois do jogo iríamos via Miami para Alemanha.
Assistí ao jogo entre Santos e o Independiente Santa Fé. Quando o Velászquéz que era o juiz do jogo, expulsou o Pelé por uma entrada dura do craque.
Imediatamente o público começou a jogar moedas é toda série de objetos ao alcance pedindo para que o juiz se reira-se. É assim foi feito, pois haviam pago a entrada para ver o Rei e não o juiz.E Vel´zquez foi expulsado e substituído. Portanto existe sim essa vez em que um juiz foi mandado embora.
Naquela Olímpiada que lembro muito bem pois aconteceram outras coisas. A pior a invasãoao prédio onde viviam os israelenses por um grupo de palestinos. Assistí a tudo, e da loja da Puma, dei uniformes e sapatos (tenis) aos israelenses e a polícia alemã.
Lembro igualmente que a pedido de Havelange assistí ao jogo entre Brasil e Hungría como delegado do Brasil já que desconfiavam do juiz e ao eu falar alemão tería uma melhor observação do jogo.
Isto me custou caro pois o ano seguinte ao ir para Algéria a ver o jogo entre Brasil e Algéria não foi -me permitada a entrada no país por posuir um passaporte alemão. Fiquei detido no aereoporto até que me lembrei do grande jogador algeriano que atuava na França Mekloufi. Ao citar seu nome as autoridades me soltaram após contatar o Mekloufi que era nana menos que o Ministro do Esporte e ao qual eu tinha convidado em casa para um ótimo jantar que teve apresença de grandes jornalistas como Armando Noguiera, François Thebaus, Faouzi Majhoub, Vega Onesime do El Gráfico e penso que estavam presente Lamanna da Miguel Lemos e Geraldo Romualdo.
HansHenningsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário